quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

COMO TRABALHAR A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS EM 2012

Rogerio Neiva

Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de nível superior e de cursos preparatórios para concursos.


COMO TRABALHAR A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS EM 2012
O início do ano geralmente proporciona um nível de disposição mais elevada para o início ou retomada de projetos e atividades, o que impõe, em relação aos candidatos a concursos públicos, a necessidade de construir estratégias que permitam otimizar as condições dadas por este momento. Para tentar colaborar com esta atitude, a intenção do presente texto consiste na abordagem do tema da motivação nos estudos.

Esclareço desde já que não se trata de autoajuda intuitiva e superficial para concursos, construída com base em achismos ou empirismos.

Primeiramente, em termos conceituais, a motivação tem relação com as causas ou fatores que determinam as nossas ações. O presente fenômeno passou a ter relevância maior para as ciências da gestão após o contexto de predominância do modelo da Administração Científica, o qual por vezes equiparava os homens às máquinas.

Ou seja, houve um momento no qual se percebeu que a produtividade e os resultados não eram determinados apenas pela qualificação de trabalhadores. Percebeu-se que havia algo mais. E daí ganhou uma importância maior o estudo científico do fenômeno motivacional.

Existem duas grandes frentes de construções teóricas sobre a motivação. Uma consiste na motivação por conteúdo, sendo que a outra corresponde à motivação por processo.

A motivação por conteúdo tem como uma das teses mais representativas a famosa teoria das necessidades, desenvolvida por Abraham Maslow. Segundo esta, o ser humano está sempre em busca da satisfação de necessidades de natureza fisiológica, de segurança, sociais, estima e realização.

Assim, considerando a presente construção, cabe a você, que está em busca da aprovação, responder às seguintes perguntas: por que eu quero passar no concurso público? Quais as necessidades procuro atender?

As respostas seguramente serão fonte de motivação, bem como ajudarão no fortalecimento das convicções acerca da intenção de se emprenhar na preparação.

Já a motivação por processo tem como base o estabelecimento de metas. Principalmente metas de curto prazo, as quais devem ser viáveis e fazer sentido.

Mas o estabelecimento de metas exige a estruturação de um planejamento de estudos, bem como de mecanismos que lhe permita apurar o seu cumprimento, o que corresponde ao conceito de "feedback". Um exemplo seria uma meta de quantidade de horas de estudo ou de páginas a serem estudadas, em determinado intervalo de tempo.

Inclusive, esta ideia das metas de curto prazo se relaciona a um conceito muito importante, o qual venho sustentando de forma reiterada. Trata-se da lógica do Foco no Processo.

O Candidato que trabalha com o foco no processo tende minimizar as angústias decorrentes do foco no resultado. E também procura se satisfazer com a execução do plano estabelecido. Ou seja, retira o foco do resultado, o jogando para a execução.

Estas são apenas algumas sugestões e considerações para que se aproveite este momento, no sentido de elevar as condições motivacionais para o estudo.

Portanto, procure trabalhar estratégias que elevem o seu nível de motivação. Aproveite o início do ano para isto e crie condições para que 2012 seja o ano da sua aprovação.

Bom estudo, com comprometimento e motivação!

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